Sobre o Município

Programa Saúde na Escola leva palestras para alunos da rede municipal em Piracuruca

Saúde - 31/12/1969

Odontólogos, enfermeiros e agentes comunitários de saúde orientaram as crianças, através de vídeos e palestras, quanto aos cuidados com a higiene pessoal

...

A Unidade Escolar Cristina Neves de Sousa Fontelene recebeu, nesta segunda-feira (24), a visita da equipe do Posto de Saúde do bairro Três Lagoas. A ação faz parte do Programa Saúde na Escola. Odontólogos, enfermeiros e agentes comunitários de saúde orientaram as crianças, através de vídeos e palestras, quanto aos cuidados com a higiene pessoal para evitar a proliferação de doenças.
 
A diretora da escola, Maria Mendes Cerqueira, destaca a importância das ações conjuntas entre as secretarias de Educação e Saúde. ”O Programa Saúde na Escola é essencial para informar aos nossos alunos os cuidados com a higiene pessoal. As dicas dos enfermeiros, odontólogos e agentes comunitários de saúde irão ajudar bastante nos cuidados que as nossas crianças terão com sua saúde”, pontua a diretora.
 
A enfermeira Keuly Naiara Magalhães, do Posto de Saúde da Família do bairro Três Lagoas, ressalta a importância da ação desenvolvida na escola do bairro. “Trouxemos uma palestra através de vídeos educativos e a conversa com as crianças sobre higiene, alimentação saudável, puericultura – que é a medição do peso x altura - e a prática de exercícios desenvolvidos por nossa equipe, deram uma noção, na linguagem das crianças, de como é importante o cuidado com a saúde desde cedo”, reforça a enfermeira.
 
Já a odontóloga Luiza Neiliane Sousa, do PSF do bairro Três Lagoas, falou aos alunos da Unidade Escolar Cristina Neves de Sousa sobre os cuidados com a saúde bucal. “Reforçamos o vínculo da equipe de saúde com a comunidade, bem como a importância de uma alimentação equilibrada e hábitos de higiene orais simples, como a escovação diária e correta, que garante a qualidade de vida e diminui a evasão escolar” destaca a especialista.
 
A agente comunitária de saúde, Maria do Rosário dos Santos, ressalta a importância das atividades desenvolvidas nas escolas do município. “Tivemos momentos muito importantes hoje, pois o PSF Três Lagoas, através do Programa Saúde na Escola, trouxe temas importantes para a saúde de nossas crianças”, completa.
 
A Unidade Escolar Cristina Neves de Sousa Fontenele compõe a rede municipal de ensino de Piracuruca e possui 205 alunos distribuídos em 10 turmas nos turnos manhã e tarde.
 

Ascom Piracuruca