Sobre o Município

Prefeitura de Piracuruca capacita agentes de trânsito e altera tráfego nas principais avenidas

Segurança - 31/12/1969

A estratégia da Diretoria de Trânsito de Piracuruca (Ditran) é orientar os condutores quanto ao respeito às regras de trânsito

...

A Diretoria de Trânsito de Piracuruca (Ditran), através da Secretaria Municipal de Transporte e Transito, iniciou no mês de julho, uma campanha educativa de trânsito. Os agentes que cuidam do trânsito do município foram capacitados, ainda no mês de junho, pela Superintendência de Trânsito de Pedro II para melhor atender à população.

Emiliano Lima, diretor da Ditran, explica que durante o mês de julho os agentes de trânsito de Piracuruca conduziram a campanha educativa e, a partir de agosto, quando necessário, os agentes poderão enquadrar os condutores que desrespeitarem a legislação.

”Na primeira fase, a Escola de Trânsito do Detran Piauí reforçou o trabalho dos agentes de trânsito de Piracuruca realizando quatro blitzen educativas. Os agentes do município atuam ao longo de todas as avenidas onde o tráfego foi alterado, orientando os condutores para a condução defensiva e reforçando a importância de um trânsito seguro”, reforça o diretor do Ditran.

A estratégia da Diretoria de Trânsito de Piracuruca (Ditran) é orientar os condutores quanto ao uso do capacete para motociclistas; uso do cinto de segurança para todos os ocupantes de veículos; locais corretos para estacionamento, carga e descarga; e documentação regularizada para todos os veículos.

“Nos primeiros dias da campanha educativa já realizamos algumas apreensões de veículos com documentos irregulares e com alterações no escapamento. As motocicletas apreendidas estavam com o cadron alterado e eram conduzidas por menores”, comenta Emiliano Lima.

Sinalização horizontal e mudanças no trânsito

As alterações no trânsito das principais avenidas que cortam o centro comercial de Piracuruca deverão adequar o fluxo de veículos nesta região. Este é o principal objetivo da Diretoria de Trânsito de Piracuruca (Ditran).

O diretor do órgão, Emiliano Limam, explica que a primeira mudança foi na Avenida Senador Gervásio. Agora é proibido o estacionamento no cruzamento desta via com as avenidas Aurélio de Brito e Nossa Senhora de Fátima.

Já na Avenida Coronel Pedro de Brito serão alterados os sentidos de tráfego e proibidas as conversões à esquerda. O condutor terá duas opções: seguir em frente pela Avenida Coronel Pedro de Brito ou entrar na Avenida Senador Gervásio no sentido do Pronto Socorro Municipal e do bairro Esplanada. Os condutores que trafegarem no sentido oposto, do bairro Esplanada em direção ao centro, deverão entrar pela Avenida Senador Gervásio em direção à Casa do Carpinteiro.

População adere à campanha educativa

Paulo Zailo, agente municipal de trânsito, responsável pela orientação de condutores que trafegam na Avenida Senador Gervásio, afirma que a população tem colaborado com a campanha educativa e que este primeiro momento é feito um trabalho de orientação.

“Conversamos com os comerciantes instalados ao longo da avenida e com os clientes destes estabelecimentos para que obedeçam aos pontos de estacionamento. Também orientamos os condutores piracuruquenses quanto ao uso do capacete e do cinto de segurança, a condução de veículos apenas por maiores de idades habilitados e que nas motocicletas só é permito o condutor e um passageiro. O trabalho mais demorado será quanto à orientação em razão das mudanças de tráfego nas avenidas e os pontos liberados para estacionamento”, lista o agente.

Emiliano de Lima reforça que estas mudanças no trânsito irão desafogar o centro comercial de Piracuruca, trecho que recebe intenso volume de motos, carros e veículos de grande porte que carregam e descarregam produtos para abastecer o comércio local.

“Com recursos próprios, a Prefeitura de Piracuruca concluiu a sinalização horizontal ao longo da Avenida Senador Gervásio. Esta avenida margeia a Praça Irmão Dantas, que é o principal corredor de trânsito do centro comercial da cidade. Com as alterações, fica proibido estacionar até as proximidades do Colégio Patronato. Foram implantadas placas de ‘pare’ em todos os cruzamentos, placas que indicam as vagas para carga e descarga, pontos de mototáxi e faixas de pedestres”, encerra.

Ascom Piracuruca