Sobre o Município

Gestão Municipal fala sobre o atual quadro de casos de Covid-19 em Piracuruca

Gestão - 14/04/2020

...

Piracuruca encontra-se com quatro casos confirmados de Covid-19 (Coronavírus). Um desses pacientes veio a óbito na tarde desta segunda-feira (13), no Hospital Getúlio Vargas, em Teresina. O paciente tinha 63 anos, era piracuruquense, mas estava em São Paulo. Chegou a nossa cidade há poucos dias e estava em quarentena, sendo monitorado pela Secretaria de Saúde de Piracuruca.
“O paciente chegou no município há aproximadamente 20 dias, com histórico de uma internação anterior em São Paulo. Assim que chegou ao município, passou a ser acompanhado por nosso serviço de saúde e por nossa inspeção sanitária. Recebeu orientações de se manter em domicílio e cumprir a quarentena de 14 dias” disse Adriana Fontenele, Secretária de Saúde de Piracuruca.
Após alguns dias, o paciente evoluiu com alguns sintomas da Covid-19, sendo que ele já apresentava problemas respiratórios e cardíacos. Ao dar entrada no hospital de Piracuruca, ele ficou em uma ala de isolamento de síndromes gripais. Ainda segundo a secretária de saúde, no último dia 7, o paciente foi submetido a um exame cuja coleta foi enviada para Teresina. No dia seguinte, dia 8 de abril, o paciente fez um teste rápido e testou positivo para o Covid-19. O exame foi divulgado dia 9 pelo Lacen, confirmando positivo. Sendo assim, o paciente foi regulado e transferido para Teresina, vindo a óbito no dia 13 de abril.

O Município de Piracuruca recebeu anteriormente um outro paciente com suspeita de contaminação por Covid-19. Logo após a confirmação do caso, toda a equipe que realizou o atendimento naquele paciente foi colocada em quarentena. Todos os profissionais ficaram isolados por 14 dias, não tendo contato com ninguém. Apenas um dos profissionais testou positivo para Covid-19, não apresentando risco nenhum para a população, já que se encontrava em total isolamento.

A Secretária fala sobre a transparência na divulgação dos boletins epidemiológicos, emitidos diariamente pela Secretaria Municipal de Saúde.
“Em nenhum momento, a Secretaria de Saúde do Município de Piracuruca deixou de ser transparente com a nossa população. O nosso boletim é divulgado diariamente, embora dependa do estado também, já que muitas vezes temos resultados que aguardamos do LACEN, que é o laboratório do estado. Mas nós só temos acesso aos resultados das pessoas que dão entrada nos nossos serviços de saúde, que são notificadas por nossos serviços.”
Ainda segundo a secretária, pacientes que são atendidos na atenção básica, no pronto-socorro ou no hospital municipal, são notificados e acompanhados pelo município até que o caso seja fechado.
Ou seja, os casos nos quais o paciente busca atendimento ou realiza exames em outro município, são notificados pela SESAPI (Secretaria de Estado da Saúde do Piauí). Desse modo, o município só notifica o caso após o repasse do resultado do Estado, o que pode gerar divergência de números entre o boletim diário da secretaria municipal de saúde e o da SESAPI, como ocorreu na divulgação do teste positivo de uma mulher de 28 anos.

“Essa pessoa não passou pelo serviço do município. Ela notificou em outro município, mas a residência dela é Piracuruca, então por isso que ela apareceu no boletim do estado como sendo de Piracuruca”, afirmou Adriana.

A Secretaria Municipal de Saúde, dando continuidade ao Plano de Contingência da Covid-19, deu início hoje (13) a um grande monitoramento e busca ativa de casos.
O público alvo foram os profissionais de Saúde, as pessoas que tiveram contato com casos confirmados e viajantes que chegaram de áreas com casos confirmados que estão sendo monitorados pelo município.
Foram realizados 30 Testes Rápidos para Covid-19 e todos deram NEGATIVO. A amostragem de pessoas foi realizada em bairros diferentes.

O trabalho de enfrentamento continua com diversas ações extremamente ativas na tentativa de barrar o contágio por meio da Covid-19.

Secretaria Municipal de Saúde.

Prefeitura Municipal de Piracuruca: Aqui se cuida das pessoas e do seu futuro.

ASCOM