Sobre o Município

Jornada Pedagógica abre ano letivo de Piracuruca

Educação - 31/12/1969

O retorno às aulas está marcado para o dia 22 de fevereiro

...

A Prefeitura de Piracuruca, através da Secretaria Municipal de Educação, abriu o ano letivo de 2016, nessa segunda-feira (15), em solenidade realizada na quadra da Unidade Escolar Monsenhor Benedito, que reuniu os professores da rede municipal. 

A abertura do ano letivo foi feita pelo prefeito Raimundo Alves Filho (PSD), que destacou os avanços da rede de ensino no município. “Abrimos mais um ano letivo com o compromisso de oferecer à comunidade um ensino de qualidade para os nossos alunos. Nos últimos anos, o esforço de todos os professores da rede municipal tem elevado o número de alunos alfabetizados na idade correta. Uma vitória para a nossa educação”, destaca o prefeito.

O pedagogo e conferencista Isaque Folha conduziu a palestra que tratou sobre as relações humanas no ambiente escolar. Isaque é autor do livro “Cantigas de Valor”, obra que reeditou as canções de roda, adequando as letras das músicas para propor uma educação humanizada que estimule a consciência cidadã desde a infância.

“Muitas canções de roda têm linguagens equivocadas que passam mensagens sobre violência e bullying. Há dois anos, reeditei essas canções e hoje muitas escolas do Piauí adotam o paradidático em sala de aula. Essa é uma forma de modificar a educação. Somam-se a isso o respeito e o trabalho em equipe dos professores. Essas duas ferramentas trazem resultados positivos para a educação”, comenta Isaque Folha. 

A secretária municipal de Educação, Rayanne Fernanda Lemos, reforça que a equipe pedagógica da Secretaria está pronta para dar todo o suporte aos professores. “O nosso compromisso é oferecer um ensino de qualidade aos alunos. Para isso, preparamos oficinas e palestras que atualizam as práticas pedagógicas que serão colocadas em prática, ao longo de 2016, nas salas de aulas da rede municipal”, afirma Rayanne Fernanda Lemos. 

Na ocasião, o secretário municipal de Saúde, Valderi Machado, convocou os professores para participar da Campanha de Combate ao Aedes aegpity. “A escola é essencial para reforçar a campanha, pois, os alunos podem orientar as suas famílias para combater os focos de proliferação do mosquito”, avalia Valderi Machado. 

A Jornada Pedagógica

O evento reúne educadores do Ensino Infantil, Ensino Fundamental, Educação de Jovens e Adultos (EJA) e Educação Especial. O objetivo é debater temas relacionados à rotina das salas de aula e compartilhar métodos que aperfeiçoem o processo de ensino e aprendizagem nas escolas da rede municipal de Piracuruca.

A partir desta terça-feira (16), os encontros acontecerão no Centro Integrado de Ensino Fundamental (CIEF). A Jornada Pedagógica debaterá os temas: interdisciplinaridade; perfil da rede municipal de ensino; cenários da educação infantil; recuperação paralela e produção de texto. Os educadores também receberão orientações pedagógicas e participarão de uma oficina para confecção de materiais pedagógicos voltados para a leitura e contação de histórias.

Ascom Piracuruca