Sobre o Município

Piracuruca se prepara para receber a Tocha Olímpica

Prefeitura - 31/12/1969

O percurso da Tocha Olímpica deverá passar por alguns pontos do Parque Nacional de Sete Cidades

...

No próximo mês de junho, Piracuruca será destaque em todo o mundo, pois receberá a Tocha Olímpica. O município está entre as sete cidades piauienses que receberão o símbolo das Olimpíadas 2016, que acontece no Brasil. Em Piracuruca, a passagem da Tocha Olímpica está marcada para o dia 10 de junho e percorrerá um trecho de 2,5 km pelo centro da cidade. Ao todo, 13 condutores levarão a Tocha Olímpica até o Complexo Cultural da Prainha, onde haverá a celebração com apresentações culturais.

Nesta segunda-feira (15), o prefeito Raimundo Alves Filho (PSD) recebeu os representantes do Governo do Estado que vieram conhecer o projeto elaborado pela Força Tarefa de Piracuruca para as Olimpíadas 2016. O encontro aconteceu no auditório do Centro Integrado de Ensino Fundamental (CIEF).

“Piracuruca já está no clima das Olimpíadas desde o ano passado. Em setembro, os nossos alunos participaram das Olimpíadas JEPI. Um evento esportivo com 13 modalidades que despertou o espírito olímpico dos alunos. A nossa cidade está preparada para receber a Tocha Olímpica, com uma festa bonita e organizada, que destacará a nossa cultura e colocará Piracuruca em destaque para todo o Piauí”, destaca o prefeito Raimundo Alves Filho.

Roberto John, representante do Piauí junto ao Comitê Olímpico Brasileiro, reforça que as cidades piauienses estão com os preparativos adiantados. “Piracuruca está com o projeto avançado. Um percurso bem planejado, que contará, inclusive, com apresentações culturais que destacam as tradições da cidade. Vamos ter uma festa completa”, reitera Roberto John.

Luciano Brito, presidente da Força Tarefa de Piracuruca para as Olimpíadas 2016, explica que o percurso da Tocha Olímpica será iniciado na Rotatória da BR -343. De lá, seguirá por toda a extensão da Rua Manoel Divino de Sousa, percorre um trecho da Rua Senador Gervásio, passando pela Igreja de Nossa Senhora do Carmo e Praça Irmãos Dantas. Deste ponto, a Tocha Olímpica percorrerá os últimos metros até o Complexo Cultural da Prainha.

“A cada 200 metros acontece o revezamento da Tocha Olímpica e, simultaneamente, apresentações culturais. Teremos 13 pessoas participando desse momento, entre eles, dois piracuruquenses. A presença dos alunos da rede pública está confirmada, além de toda a população que prestigiará o evento”, reforça Luciano Brito.

O percurso da Tocha Olímpica também deverá passar por alguns pontos do Parque Nacional de Sete Cidades: o arco do triunfo, a pedra da tartaruga e o mirante receberão o símbolo das olimpíadas.

Todos os órgãos da administração municipal estão envolvidos com a passagem da Tocha Olímpica em Piracuruca. A Secretaria Municipal de Educação incluiu no projeto pedagógico das escolas o tema Olimpíadas 2016. Por sua vez, a Secretaria Municipal de Saúde já iniciou a Campanha de Combate ao Aedes aegpity, pois esta é uma das recomendações do Governo Federal.

 

Ascom Piracuruca