Sobre o Município

Piracuruca sedia Encontro de Negócios da Apicultura dos Cocais

Infra-Estrutura - 31/12/1969

...

Apicultores de vários municípios da região dos Cocais estiveram reunidos na noite da última sexta-feira (26), no auditório da Usina de Cultura, no município de Piracuruca, região norte do Estado, participando do Encontro de Negócios da Apicultura dos Cocais - Enac 2015.  A temática do evento defende uma apicultura como uma atividade economicamente viável, ambientalmente sustentável e socialmente justa. 

 

O Enac 2015 é uma realização da Prefeitura de Piracuruca, SEBRAE e CODERVAP com apoio do Governo do Estado, Secretaria de Desenvolvimento Rural, Casa Apis, Fundação Branco do Brasil, Banco do Nordeste, SENAR, SESCOOP-PI, FEAPI, CODEVASF, DFA-PI e SENAI.

 

A apicultura e chefe de gabinete da Prefeitura de Piracuruca, Anne Mary Cerqueira, que representou o prefeito Raimundo Alves no evento, falou da importância do encontro e destacou o apoio da Prefeitura aos apicultores da região.

 

“Esse seminário é de extrema importância para a região e para a capacitação dos apicultores. O município de Piracuruca é hoje o maior produtor de mel da região norte do Estado e esse evento fortalece ainda mais essa cadeia produtiva com o apoio da secretaria da Agricultura e da Prefeitura de Piracuruca”, frisa Anne Mary.

 

O apicultor e ex-presidente da Cooperativa de Apicultores (CODERVAP), Francisco da Chagas Escórcio de Brito, conhecido como Chaguinha, da localidade Canto das Abelhas, que há 20 anos produz mel, revela que ganha mais dinheiro como apicultor do que como servidor público. Ele também reconhece o apoio da Prefeitura de Piracuruca quando começou na apicultura. “Os primeiros equipamentos para a colheita e produção de mel da Cooperativa, uma mesa e uma centrífuga, foram doados pela Secretaria de Agricultura, na primeira gestão do prefeito Raimundo Alves, e ainda hoje funcionam”, revela.

 

Outro presente no evento, o apicultor Raimundo Nonato Loreza, 50 anos, da localidade Passa Bem, distante 30 km da zona urbana, trabalha com os três filhos há cinco anos na produção de mel e, neste ano, está dobrando o número de colméias. “As primeiras colméias nós ganhamos, mas agora nós estamos fazendo por nossa conta mesmo. A gente está nessa atividade e tem que investir para ter mais lucro e, com certeza, é um ramo muito produtivo e rentável”, declara.  

 

Também estiveram presentes no evento o secretário de Desenvolvimento Rural, Francisco Limma, representando o Governador do Estado; o presidente da CODERVAP, Saturnino Mendes; o representante do SESCOOPI-PI, Flodoaldo Alencar; o representante do SEBRAE-PI, Paulo Alexandre Cruz; o representante do Banco do Nordeste, José Genazar, o representante do SENAR, Joaquim Miranda e a presidente do CEEA, Maria da Luz.