Sobre o Município

Prefeitura de Piracuruca abre atualização de cadastro para beneficiários do programa Bolsa Família

Esporte - 31/12/1969

Os beneficiários do programa Bolsa Família devem fazer a atualização do na sede da Semtcas, de segunda a sexta- feira, das 7h30min até às 12 horas

...

Os usuários do Programa Bolsa Família em Piracuruca devem procurar a Secretaria Municipal do Trabalho Cidadania e Assistência Social (Semtcas) para realizar a atualização do Cadastro Único do programa.  A Prefeitura de Piracuruca conduz este processo, através da Semtcas. O órgão é o responsável por repassar as informações cadastrais das famílias piracuruquenses ao Governo Federal.

Os beneficiários do programa Bolsa Família devem fazer a atualização do na sede da Semtcas, de segunda a sexta- feira, das 7h30min até às 12 horas. É necessário apresentar todos os documentos dos membros da família: CPF, Carteira de identidade (RG), certidão de nascimento e ou casamento e comprovante de residência.

A atualização cadastral é feita a cada dois anos, quando necessário verificar alterações no núcleo familiar, ou ainda quando o Ministério de Desenvolvimento Social convoca a família por meio de correspondência ou no extrato de pagamento.

Conceição Veras, assistente social da Semtcas de Piracuruca, esclarece que o Cadastro Único permite conhecer a realidade socioeconômica das famílias beneficiárias do programa Bolsa Família. “Com isso temos informações de todo o núcleo familiar, das características do domicílio, das formas de acesso a serviços públicos essenciais e, também, dados de todos os membros da família”, explica.

Francisca Gomes da Silva, moradora da localidade Chumbada, na zona rural de Piracuruca, já atualizou seu cadastro do programa Bolsa Família. “Tenho seis filhos, todos menores de idade e frequentando a escola. O Programa Bolsa Família é importante, pois, ajuda muito a nossa família”, comenta.

A partir das informações contidas no Cadastro Único, o governo Federal pode formular executar ações específicas, que contribuirão para a redução das vulnerabilidades sociais a que essas famílias estão expostas.

“O Cadastro Único é coordenado pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), é obrigatoriamente utilizado para seleção de beneficiários de programas sociais do Governo Federal, a exemplo do programa Bolsa Família. Famílias com renda superior a meio salário mínimo também podem ser cadastradas, desde que sua inserção esteja vinculada à inclusão e ou permanência em programas sociais implementados pelo poder público nas três esferas do Governo: federal, estadual e municipal”, encerra Conceição Veras.?

Ascom Piracuruca