Portal de Serviços

Portal de Serviços Públicos - Lei Nº 13.460/2017

SERVIÇO DE PROTEÇÃO SOCIAL ESPECIAL PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA, IDOSAS E SUAS FAMÍLIAS

O que é?

SERVIÇO DE PROTEÇÃO SOCIAL ESPECIAL PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA, IDOSAS E SUAS FAMÍLIAS - Serviço para a oferta de atendimento especializado a famílias com pessoas com deficiência e idosos com algum grau de dependência, que tiveram suas limitações agravadas por violações de direitos, tais como: exploração da imagem, isolamento, confinamento, atitudes discriminatórias e preconceituosas no seio da família, falta de cuidados adequados por parte do cuidador, alto grau de estresse do cuidador, desvalorização da potencialidade/capacidade da pessoa, dentre outras que agravam a dependência e comprometem o desenvolvimento da autonomia.

Etapas para a realização deste serviço

Ao ser atendido o usuário preenche uma ficha cadastral com seus dados e o serviço solicitado e é informado que sua solicitação será atendida de forma imediata.

Prazo Máximo para Prestação do Serviço

Imediato

Requisitos

Usuários e população em geral

Forma de Atendimento Presencial

Os usuários são atendidos através das seguintes intervenções preconizadas nos manuais de orientações disponibilizados pelo Governo Federal: -Acolhida; -Escuta; -Informação, comunicação e defesa de direitos; -Articulação com os serviços de políticas públicas setoriais; -Articulação da rede de serviços socioassistenciais; -Articulação interinstitucional com o Sistema de Garantia de Direitos; -Atividades de convívio e de organização da vida cotidiana; -Orientação e encaminhamento para a rede de serviços locais; -Referência e contrarreferência; -Construção de plano individual e/ou familiar de atendimento; -Orientação sociofamiliar; -Estudo social; -Diagnóstico socioeconômico; -Cuidados pessoais; -Desenvolvimento do convívio familiar, grupal e social; -Acesso à documentação pessoal; -Apoio à família na sua função protetiva; -Mobilização de família extensa ou ampliada; -Mobilização e fortalecimento do convívio e de redes sociais de apoio; -Mobilização para o exercício da cidadania; -Elaboração de relatórios e/ou prontuários.

Regularidade da Oferta

De segunda à sexta, de 07:30h às 12:00h, de 13:30h às 17:00h.

Taxa / Tarifa

Sem taxas

Formas de Prestação de Serviços

-Mediante demanda espontânea de membros da família e/ou da comunidade; -Busca ativa; -Por encaminhamento dos demais serviços socioassistenciais e das demais políticas públicas setoriais; -Por encaminhamento dos demais órgãos do Sistema de Garantia de Direitos. Através das seguintes intervenções: -Acolhida; -Escuta; -Informação, comunicação e defesa de direitos; -Articulação com os serviços de políticas públicas setoriais; -Articulação da rede de serviços socioassistenciais; -Articulação interinstitucional com o Sistema de Garantia de Direitos; -Atividades de convívio e de organização da vida cotidiana; -Orientação e encaminhamento para a rede de serviços locais; -Referência e contrarreferência; -Construção de plano individual e/ou familiar de atendimento; -Orientação sociofamiliar; -Estudo social; -Diagnóstico socioeconômico; -Cuidados pessoais; -Desenvolvimento do convívio familiar, grupal e social; -Acesso à documentação pessoal; -Apoio à família na sua função protetiva; -Mobilização de família extensa ou ampliada; -Mobilização e fortalecimento do convívio e de redes sociais de apoio; -Mobilização para o exercício da cidadania; -Elaboração de relatórios e/ou prontuários.

Informações de Acesso

Centro de Referência Especializado de Assistência Social – CREAS e domicílio do usuário. Rua Coronel Tote Machado, S/N, em frente à Praça do Camelódromo, Centro, Piracuruca-PI. Telefone: (86) 3343-1747

Metodologia Utilizada

-Acolhida; -Escuta; -Informação, comunicação e defesa de direitos; -Articulação com os serviços de políticas públicas setoriais; -Articulação da rede de serviços socioassistenciais; -Articulação interinstitucional com o Sistema de Garantia de Direitos; -Atividades de convívio e de organização da vida cotidiana; -Orientação e encaminhamento para a rede de serviços locais; -Referência e contrarreferência; -Construção de plano individual e/ou familiar de atendimento; -Orientação sociofamiliar; -Estudo social; -Diagnóstico socioeconômico; -Cuidados pessoais; -Desenvolvimento do convívio familiar, grupal e social; -Acesso à documentação pessoal; -Apoio à família na sua função protetiva; -Mobilização de família extensa ou ampliada; -Mobilização e fortalecimento do convívio e de redes sociais de apoio; -Mobilização para o exercício da cidadania; -Elaboração de relatórios e/ou prontuários.

Locais de prestação do serviço

Centro de Referência Especializado de Assistência Social – CREAS e domicílio do usuário.

Prioridade de Atendimento

Regra geral de atendimento por ordem de chegada, mas ressalvados os casos de urgência e aqueles em que houver possibilidade de agendamento, devendo ser asseguradas as prioridades legais às pessoas com deficiência, aos idosos, às gestantes, às lactantes e às pessoas acompanhadas com crianças de colo.

Previsão de Tempo de espera para o atendimento

em média 20 minutos

Padrão de qualidade esperada

excelente

agendamento

Imediato

Entidade/Órgão Responsável

Secretaria Municipal do Trabalho, Cidadania e Assistência Social – SEMTCAS

Endereço: Rua Coronel Tote Machado, S/N, Centro, em frente à Praça do Camelódromo, Piracuruca – PI
Setor Responsável: Secretaria Municipal do Trabalho, Cidadania e Assistência Social – SEMTCAS
Horário de Atendimento: 07:30h às 12:00h, 13:30h às 17:00h

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