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SERVIÇO DE PROTEÇÃO SOCIAL ESPECIAL PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA, IDOSAS E SUAS FAMÍLIAS
O que é?
SERVIÇO DE PROTEÇÃO SOCIAL ESPECIAL PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA, IDOSAS E SUAS FAMÍLIAS - Serviço para a oferta de atendimento especializado a famílias com pessoas com deficiência e idosos com algum grau de dependência, que tiveram suas limitações agravadas por violações de direitos, tais como: exploração da imagem, isolamento, confinamento, atitudes discriminatórias e preconceituosas no seio da família, falta de cuidados adequados por parte do cuidador, alto grau de estresse do cuidador, desvalorização da potencialidade/capacidade da pessoa, dentre outras que agravam a dependência e comprometem o desenvolvimento da autonomia.
Etapas para a realização deste serviço
Ao ser atendido o usuário preenche uma ficha cadastral com seus dados e o serviço solicitado e é informado que sua solicitação será atendida de forma imediata.
Prazo Máximo para Prestação do Serviço
Imediato
Requisitos
Usuários e população em geral
Forma de Atendimento Presencial
Os usuários são atendidos através das seguintes intervenções preconizadas nos manuais de orientações disponibilizados pelo Governo Federal: -Acolhida; -Escuta; -Informação, comunicação e defesa de direitos; -Articulação com os serviços de políticas públicas setoriais; -Articulação da rede de serviços socioassistenciais; -Articulação interinstitucional com o Sistema de Garantia de Direitos; -Atividades de convívio e de organização da vida cotidiana; -Orientação e encaminhamento para a rede de serviços locais; -Referência e contrarreferência; -Construção de plano individual e/ou familiar de atendimento; -Orientação sociofamiliar; -Estudo social; -Diagnóstico socioeconômico; -Cuidados pessoais; -Desenvolvimento do convívio familiar, grupal e social; -Acesso à documentação pessoal; -Apoio à família na sua função protetiva; -Mobilização de família extensa ou ampliada; -Mobilização e fortalecimento do convívio e de redes sociais de apoio; -Mobilização para o exercício da cidadania; -Elaboração de relatórios e/ou prontuários.
Regularidade da Oferta
De segunda à sexta, de 07:30h às 12:00h, de 13:30h às 17:00h.
Taxa / Tarifa
Sem taxas
Formas de Prestação de Serviços
-Mediante demanda espontânea de membros da família e/ou da comunidade; -Busca ativa; -Por encaminhamento dos demais serviços socioassistenciais e das demais políticas públicas setoriais; -Por encaminhamento dos demais órgãos do Sistema de Garantia de Direitos. Através das seguintes intervenções: -Acolhida; -Escuta; -Informação, comunicação e defesa de direitos; -Articulação com os serviços de políticas públicas setoriais; -Articulação da rede de serviços socioassistenciais; -Articulação interinstitucional com o Sistema de Garantia de Direitos; -Atividades de convívio e de organização da vida cotidiana; -Orientação e encaminhamento para a rede de serviços locais; -Referência e contrarreferência; -Construção de plano individual e/ou familiar de atendimento; -Orientação sociofamiliar; -Estudo social; -Diagnóstico socioeconômico; -Cuidados pessoais; -Desenvolvimento do convívio familiar, grupal e social; -Acesso à documentação pessoal; -Apoio à família na sua função protetiva; -Mobilização de família extensa ou ampliada; -Mobilização e fortalecimento do convívio e de redes sociais de apoio; -Mobilização para o exercício da cidadania; -Elaboração de relatórios e/ou prontuários.
Informações de Acesso
Centro de Referência Especializado de Assistência Social – CREAS e domicílio do usuário. Rua Coronel Tote Machado, S/N, em frente à Praça do Camelódromo, Centro, Piracuruca-PI. Telefone: (86) 3343-1747
Metodologia Utilizada
-Acolhida; -Escuta; -Informação, comunicação e defesa de direitos; -Articulação com os serviços de políticas públicas setoriais; -Articulação da rede de serviços socioassistenciais; -Articulação interinstitucional com o Sistema de Garantia de Direitos; -Atividades de convívio e de organização da vida cotidiana; -Orientação e encaminhamento para a rede de serviços locais; -Referência e contrarreferência; -Construção de plano individual e/ou familiar de atendimento; -Orientação sociofamiliar; -Estudo social; -Diagnóstico socioeconômico; -Cuidados pessoais; -Desenvolvimento do convívio familiar, grupal e social; -Acesso à documentação pessoal; -Apoio à família na sua função protetiva; -Mobilização de família extensa ou ampliada; -Mobilização e fortalecimento do convívio e de redes sociais de apoio; -Mobilização para o exercício da cidadania; -Elaboração de relatórios e/ou prontuários.
Locais de prestação do serviço
Centro de Referência Especializado de Assistência Social – CREAS e domicílio do usuário.
Prioridade de Atendimento
Regra geral de atendimento por ordem de chegada, mas ressalvados os casos de urgência e aqueles em que houver possibilidade de agendamento, devendo ser asseguradas as prioridades legais às pessoas com deficiência, aos idosos, às gestantes, às lactantes e às pessoas acompanhadas com crianças de colo.
Previsão de Tempo de espera para o atendimento
em média 20 minutos
Padrão de qualidade esperada
excelente
agendamento
Imediato
Entidade/Órgão Responsável
Secretaria Municipal do Trabalho, Cidadania e Assistência Social – SEMTCAS
Avaliar Serviço
Endereço: Rua Coronel Tote Machado, S/N, Centro, em frente à Praça do Camelódromo, Piracuruca – PI
Setor Responsável: Secretaria Municipal do Trabalho, Cidadania e Assistência Social – SEMTCAS
Horário de Atendimento: 07:30h às 12:00h, 13:30h às 17:00h